As indústrias criativas, entre as quais se incluem o audiovisual, o cinema e o teatro, atravessam um momento de profunda transformação.
Numa área em que a grande maioria dos trabalhadores são profissionais independentes, com limitada capacidade de intervenção individual, associações como a APAD são a melhor garantia de que os interesses dos criadores não serão ignorados.
Ao associar-se à APAD irá:
- Juntar-se a um número sempre crescente de autores de todos os tipos de escrita para cinema, audiovisual, teatro e outros media, com obras que vão desde as web series ao cinema de autor, passando por óperas e telenovelas.
- Reforçar a capacidade da APAD para defender os interesses dos argumentistas e dramaturgos e promover a dignificação do estatuto dos criadores.
- Fazer ouvir a sua voz nas discussões públicas e decisões institucionais que afectam a vida dos autores.
- Beneficiar dos acordos e protocolos que venham a ser estabelecidos entre a APAD e outras entidades, nomeadamente escolas, eventos e outras associações.
- Ter em breve acesso a Contratos-Tipo e Tabelas de Honorários recomendados.
- Receber informações permanentes, formais e informais, sobre os temas e iniciativas que afectam a nossa área de actividade.
- Estabelecer uma rede alargada de contactos com outros profissionais do sector, que multiplicam as suas oportunidades e aumentam o seu campo de actuação.
- Participar em acções exclusivas de formação e actualização profissional.
- Ser convidado para actividades reservadas aos associados.
- Ser reconhecido profissionalmente pelo mercado e pelos seus pares, nomeadamente através da lista de associados disponível no site da associação.
- Aproveitar as iniciativas e benefícios que a associação poderá eventualmente implementar no futuro, como agenciamento, resolução de litígios, festivais e prémios de escrita, entre outras.
- Tudo isto por uma quota anual muito baixa que, neste momento, é de 25€ para os Sócios Efectivos e de 12,5€ para os Sócios Candidatos.