O Dia Mundial do Teatro assinala-se no dia 27 de Março e terá iniciativas por todo o país, para além do programa Na rádio Teatro Sem Fios, da Antena 2 que apresenta Elegia Para Uma Senhora, de Arthur Miller.
ALMADA
Teatro Municipal Joaquim Benite – apresentação da peça infantil Verdi que te quero Verdi, de manhã e à tarde, e O futuro já era, à noite.
ALVERCA
Teatro-Estúdio Ildefonso Valério – A Cegada estreia A recusa de Bartleby, a partir de Herman Melville, com adaptação de Ricardo Cabaça.
BRAGA
Theatro Circo – a Companhia de Teatro de Braga debate «Para que serve o teatro?», e apresenta Anfiteatro, de Heinrich Von Kleist, com encenação e dramaturgia de Rui Madeira.
CALDAS DA RAINHA
Teatro da Rainha – apresentação de Às duas horas da manhã, de Falk Richter.
CASCAIS
Teatro Municipal Mirita Casimiro – o Teatro Experimental de Cascais (TEC) apresenta Últimos remorsos antes do esquecimento, de Jean-Luc Lagarce, com encenação de Elmano Sancho.
COIMBRA
Teatrão – visitas guiadas.
COVILHÃ
Casa Municipal da Cultura de Seia – o Teatro das Beiras apresenta A grande imprecação diante das muralhas da cidade, do alemão Tankred Dorst.
ÉVORA
Teatro Garcia de Resende – o Centro Dramático de Évora (Cendrev) apresenta dois eventos gratuitos: apresetnação do espectáculo Teatro às Três Pancadas, de António Torrado, com encenação de Jorge Baião; e com o «Baile Literário», sob a direcção de Fabrice Melquiot, da Cosmogama.
FARO
Teatro Lethes – Mákina de Cena apresenta Viagem ao Centro da Terra.
FUNDÃO
Auditório da Moagem, a Este – Estação Teatral apresenta 2+2=5, peça a partir do romance 1984, de George Orwell.
LAGOA
Bruxa Teatro – apresentação de Chovem amores na Rua do Matador.
LEIRIA
Teatro José Lúcio da Silva – apresenta O regresso de Ricardo III no comboio das 9h24, de Gilles Dyrek, com encenação de Ricardo Neves-Neves.
LISBOA
Capitólio – o Teatro D. Maria II celebra O Teatro que Abril Abriu, com entrada livre.
Cinearte, A Barraca – apresenta 1936 – O ano da morte de Ricardo Reis.
Museu Nacional do Teatro e da Dança – programação de visitas guiadas, performances e oficinas inspiradas em Gil Vicente, com “os olhos postos na liberdade de Abril.” Entrada gratuita
Teatro Aberto – estreia Uma vida no teatro, de David Mamet.
Teatro Armando Cortez – Companhia da Esquina estreia Terror e miséria no III Reich, de Bertolt Brecht, numa encenação de Jorge Gomes Ribeiro. A receita de bilheteira reverte para a Apoiarte – Casa do Artista.
Teatro Nacional D. Maria II – breve antecipação de Quis saber quem sou – Um concerto teatral, de Pedro Penim. Haverá ainda o debate «Teatro e a Revolução», um concerto de Bruno Pernadas e Margarida Campelo, e uma festa assegurada por Pedro Coquenão ‘aka’ Batida.
Teatro da Politécnica – Artistas Unidos apresentam Girafas, de Pau Miró, com entrada gratuita (levantamento de até dois bilhetes por pessoa).
Teatro da Politécnica – Teatro da Cidade com a leitura de Uma Boca Cheia de Pássaros, de Caryl Churchill.
S. Luiz Teatro Municipal – sessão gratuita: Fedra (não é de pedra), com texto e direcção de Martim Pedroso.
Teatro da Trindade – abre as portas durante a tarde para revelar segredos do edifício com mais de 150 anos, com duas visitas pelos bastidores e pelo palco. À noite, entrada gratuita para a récita de A senhora de Dubuque, de Edward Albee.
Ainda em Lisboa, a Freguesia de Santo António inaugura a inscrição do nome de mais 33 personalidades do teatro, na calçada portuguesa da Praça da Alegria, que passa agora a contar com um total de 112.
MAIA
Teatro Art’Imagem – último dia da Mostra de Teatro de Amadores.
PORTO:
Teatro Carlos Alberto – apresenta Crepúsculo, um conjunto de leituras encenadas, conduzidas por Nuno Cardoso, incluídas no projecto ‘Theatre for Democracy».
Teatro Nacional de S. João – abre os bastidores ao público, convidando-o a visitar «os seus monumentos nacionais»; leituras encenadas e apresentação do ensaio Fado Alexandrino, com encenação e dramaturgia do director artístico, Nuno Cardoso.
Seiva Trupe – homenagem a um dos seus fundadores, o actor António Reis.
SEIXAL
Auditório Municipal do Fórum Cultural do Seixal – Monólogo de Uma Mulher Chamada Maria com a Sua Patroa, de Sara Barros Leitão.
VIANA DO CASTELO
Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana assina a tradução portuguesa da mensagem do Dia Mundial do Teatro, este ano escrita pelo Nobel da Literatura Jon Fosse, disponibilizada nas redes sociais.
VILA NOVA DE FAMALICÃO
Companhia Momento – Artistas Independentes
Eu sou Lorca, a partir de Assim que passarem cinco anos. A apresentação da peça é antecipada de um debate sobre «Liberdade e criação artística» e seguida de uma conversa com o público.
VILA REAL
Filandorra – Teatro do Nordeste festeja a «Semana do Teatro» com comunidades locais e assinala o Dia Mundial com o «acto perfomativo» O cutelo do Adão, actuação de protesto ao ainda ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.
VISEU
Casa da Ribeira – inauguração da exposição «Retratos contados de Ruy de Carvalho».
Fonte: Agência LUSA
